O Google a favor do seu negócio

Principal motor de buscas na internet para qualquer tipo de pesquisa, o Google fornece respostas de toda ordem. Ter sua empresa listada no buscador, com informações úteis e atualizadas, é essencial para qualquer negócio, e é sobre isso que vamos falar neste post.

Leia o texto, conheça o Google My Business – Google Meu Negócio, em português -, e veja como construir (ou melhorar!) a presença da sua clínica ou pet shop no ambiente virtual. Não precisa ter site ou redes sociais e o uso da ferramenta é gratuito. Vamos lá?

O Google Meu Negócio é um gigantesco diretório de empresas criado pelo Google. É uma ferramenta fundamental na estratégia de marketing digital de qualquer empresa, especialmente para pequenos negócios locais – caso de clínicas, lojas e pet shops. Ao cadastrar a sua empresa, é possível alcançar uma ótima exposição nos resultados de pesquisas do buscador e também no Google Maps.

Outro diferencial é justamente a facilidade de realizar o cadastro. Para criar uma ficha, o Google Meu Negócio solicita o preenchimento de informações variadas sobre o seu negócio – nome comercial, endereço, telefone, horário de funcionamento, formas de pagamento, etc.

Ou seja, para fazer um bom cadastro, não é necessário entender de SEO ou leads, linguagens um pouco mais complexas do marketing digital. O recomendado, portanto, é preencher todos os campos nos diversos formulários da plataforma. Uma ficha completa gera relevância e destaque.

Se a sua empresa já possui um site, ele será listado junto com as demais informações. Caso não tenha, você poderá criá-lo dentro do Google Meu Negócio. Embora o modelo disponibilizado seja bastante simples, é um bom ponto de partida para a criação de uma página, também sem custos.

A ferramenta permite, também, a inserção de produtos, serviços, notícias, ofertas e, numa atualização recente, comunicação ainda mais direta com os clientes: pessoas conectadas ao Google (pelo gmail, por exemplo) podem seguir fichas de empresas, assim como ocorre nas redes sociais.

Como um bom instrumento de marketing, o Google Meu Negócio fornece relatórios sobre o desempenho da sua empresa na plataforma, métricas que indicam o que os clientes mais pesquisam, as informações mais acessadas e a visualização de fotos e posts.

E aqui já vai um dado para qualificar a sua ficha: de acordo com o próprio Google, empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas.

Agora, compartilhe conosco a sua experiência: a sua empresa já possui uma ficha no Google Meu Negócio? Você está estimulado a desenvolver ou dar mais atenção a ela?

Crédito da imagem: mLabs