Você conhece seus clientes?

Saiba como identificar seu público e melhorar os resultados da sua empresa.

Garantir a satisfação do cliente é decisivo para o sucesso de qualquer negócio, certo? Mas, para chegar a esse desfecho, é preciso primeiro conhecer o perfil de quem frequenta o estabelecimento – passo fundamental para oferecer atendimento, produtos e serviços alinhados às necessidades, gostos e possibilidades do cliente.

Abaixo, veja ferramentas que podem ser aplicadas para detectar consumidores atuais e potenciais e assegurar que suas estratégias estejam dirigidas ao público certo.

Pesquisa de mercado

Técnica eficiente para entender o perfil de clientes, a pesquisa pode ser feita em forma de questionário enviado por e-mail ou deixado na própria clínica ou pet shop – neste caso, basta estimular o visitante a responder as perguntas e depois depositá-las em uma urna, garantindo o anonimato e confidencialidade dos dados fornecidos.

Com a pesquisa são coletadas informações importantes sobre a clientela atual: idade, renda, bairro, interesses e outros aspectos relevantes sobre hábitos de consumo.

Cabe reservar um espaço para que o consumidor conte sobre produtos e serviços que gostaria que fossem oferecidos ou dos quais sente falta no seu estabelecimento. Boas ideias e oportunidades podem surgir desta abertura.

Cadastro atualizado de clientes

Um cadastro de clientes otimizado pode tornar dispensável a pesquisa de mercado – ou, pelo menos, reduzir o número de perguntas. As informações do cadastro devem ser checadas sempre para entender quem visita a clínica ou pet shop, a frequência dos atendimentos e o perfil de consumo. Algumas adequações de abordagem ou mercadorias podem ser colocadas em prática com facilidade.

Localização

A rua e o bairro onde sua clínica ou loja está localizada pode dar muitos indícios sobre o perfil do seu público e o que ele espera em termos de produtos e serviços. Lembre-se: quem mora nas redondezas sempre é um cliente potencial.

Estabelecimentos situados em bairros de classe alta podem disponibilizar itens de linhas premium e apostar em novidades do mercado. Se o seu negócio estiver em bairros de classe baixa, vale dar destaque a produtos mais econômicos, que atendam as necessidades dos animais e a possibilidade de investimento dos tutores.

Os mais vendidos

A aceitação de produtos e serviços sempre deve ser considerada e os mais vendidos, valorizados, seja com destaque nas prateleiras, em campanhas ou divulgações. Além disso, o fluxo de vendas revela muito sobre os hábitos dos clientes. Respeite sempre as particularidades e gostos do seu público.

Atualize sua pesquisa

Nada é estático. Ao perceber mudanças, refaça a pesquisa, ouça novamente seus clientes e reavalie suas estratégias. Questões econômicas e mudanças no perfil da rua ou da região podem refletir no seu negócio e inclusive alterar o seu público. Esteja atento.

As recomendações foram úteis? Conhecer o seu cliente permite definir os melhores investimentos, criar promoções relevantes e sob medida e estabelecer um diálogo eficiente com o público.

Crédito da imagem: Visual.ly